Quem somos

Missão:

Trabalhar para transformar o mundo pelo Amor, através de ações que visem a promoção do Bem, da Solidariedade, da Paz e que tornem as pessoas mais conscientes e melhores.

Visão:
Ser um agente efetivo de transformação das condições sociais que geram sofrimento e violência sobre os seres vivos, através de parcerias, trabalho voluntário e envolvimento da sociedade, promovendo ações que visem fazer com que se melhore a qualidade de vida, se descubra o verdadeiro sentido da vida e o papel de cada um na construção de uma sociedade igualitária, justa, harmonizada, sustentável e que vivencie plenamente a solidariedade, o humanismo, a não-violência, o amor e a paz.

Finalidade:
A ONG Amor é uma instituição de assistência social, filantrópica, sem fins lucrativos, que realiza ações que visam promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida de famílias e pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes. Para isso, desenvolve programas de assistência social junto à comunidade, prestando o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais - Serviço de Proteção Social Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CNAS resolução nº 109/2009). Procura trabalhar valores, respeito, disciplina, a cultura da Paz (não-violência), com o objetivo de desenvolver o protagonismo e a autonomia dos usuários.

Conheça a Instituição:

A ONG Amor foi idealizada e criada por iniciativa do engenheiro Milton Serpa Menezes, que em 16 de janeiro de 2011, que reuniu um grupo de amigos, 35 pessoas, que assinaram a Ata de Fundação da organização, que foi constituída sob a forma de associação, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.
É importante ressaltar que o idealizador e diretor da instituição renunciou a sua vida pessoal e profissional para se dedicar exclusivamente ao trabalho altruístico, tendo doado todos os seus bens na ocasião e vem atuando de modo integral ao trabalho voluntário na organização.

Em 2012 a instituição abriu as suas portas para a comunidade, tendo iniciado as atividades comunitárias para o público em cinco de março de 2012, com o Projeto Crescer, atendendo crianças de 1 a 6 anos. Logo na sequência, por demanda da comunidade, acabou iniciando o Projeto Pequeno Cidadão para crianças de 6 a 16 anos.

A ONG Amor, cuja razão social é Agentes do Amor Divino, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), filantrópica, que atua em Passo Fundo (RS), realiza ações visando promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes. Para isso, desenvolve programas de assistência social junto à comunidade, prestando o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais - Serviço de Proteção Social Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CNAS resolução nº 109/2009).

Desde o início de suas atividades a instituição vem crescendo e ampliando os espaços, os projetos e o número de atendimentos, ano a ano. Em agosto de 2021 a instituição tinha cadastradas 650 famílias assistidas, 170 crianças e adolescentes inscritos em atendimento de caráter continuado em seus projetos, 20 idosos..

Visando a prestação de um serviço qualificado e eficaz a instituição conta com profissionais técnicos capacitados: assistente social, psicóloga, pedagoga, oficineiros de música, artes, dança, esportes, teatro e informática, além de recreacionistas.

A ONG Amor é uma instituição de referência, pelo seu trabalho sério e transparente, uma vez que os assistidos procuram a instituição sempre que encontram alguma dificuldade, sejam elas econômicas, sociais, ou até mesmo afetivas. Tendo na coordenação administrativa-financeira o próprio idealizador e presidente da entidade e na coordenação técnica uma profissional do serviço social compromissada, além de uma equipe técnica comprometida, que realizam excelente trabalho juntamente com a rede socioassistencial do município.
Hoje a instituição atua com os seguintes programas e projetos (Agosto 2021)

• Programa Crescendo e Transformando: Este é o programa guarda-chuva que engloba todos os projetos da instituição. As ações e atividades desenvolvidas estão alinhados com o de Serviço de Proteção Social Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conforme Resolução CNAS nº 109/2009.

• Projeto Crescer: Este projeto atendendo 40 crianças com idade entre dois e seis anos, sendo um grupo de 20 crianças no turno da manhã e outro grupo de 20 crianças no turno da tarde.

• Projeto Pequeno Cidadão: Este projeto atendendo 60 crianças e adolescentes diariamente (30 a cada turno), atende 130 semanalmente (já que alguns não participam de todos os dias), com faixa etária de 6 a 17 anos. Atividades lúdicas, de desenvolvimento cognitivo, informática, entre outras.

• Projeto Avós do Coração (Idosos): Esteprojetoque ocorre aos sábados, com encontros quinzenais, trabalha com um Grupo de Idosos, onde desenvolve atividades. Este projeto atende um total de 20 pessoas (atualmente estão suspensas as atividades devido a pandemia).

• Projeto de apoio à comunidade: Através deste projeto são atendidas as famílias que estão em situação de maiores dificuldades, assim são encaminhados para a rede socioassistencial, para empregos além de recebem itens básicos de primeira necessidade, tipo cestas básicas, alimento perecíveis, roupas, calçados, fraldas, eletrodomésticos, móveis, materiais de construção e etc. Há mais de 650 famílias cadastradas na instituição.

• Projeto Jovem Protagonista: O projeto atende jovens de 14 a 18 anos incompletos que precisam, ou desejam, ingressar no mercado de trabalho. Neste projeto os jovens recebem orientações e treinamentos, são elaborados currículos, são encaminhados para emprego e etc.

• Projeto Festa de 15 Anos: Participam do Projeto as meninas que fazem parte dos Projetos da ONG e que completam 15 anos, onde com parcerias se realiza uma festa de debut.

• Projeto Eco Guardião: Objetiva conscientizar as pessoas quanto à destinação correta de resíduos, se evitando a contaminação do meio ambiente, se realiza a coleta de lixo eletrônico, tampinhas plásticas e óleo de cozinha utilizado. Papéis, metais, plásticos entre outros e se realiza a destinação adequada a recicladores.

• Projeto Grupo Ama: reúne jovens mães ou adolescentes grávidas, onde são apresentadas informações sobre a maternidade, discutidos mitos e verdades, realização de avaliação pediátrica e etc.

*Todos os Projetos seguem as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde, para prevenção do COVID19, bem como estão de acordo com o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle de Transmissão de COVID – 19 aprovado pelo Comitê de Orientação Emergencial – COE, Passo Fundo/RS.

Dentro do contexto institucional, procura-se contemplar algumas ações propostas:
1) Desenvolver atividades pautadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado através de oficinas de música, desenvolvimento artístico, teatro, dança e esportes. Este atendimento será prestado a crianças e adolescente com inscrição ativa junto à instituição, com carga horaria de 8h semanais de cada oficineiro.

2) Proporcionar aos usuários com cadastro ativo junto a ONG Amor atendimento especializado através da Equipe Técnica, composta por Assistente Social, Psicóloga e Educadoras Sociais. Este atendimento diário é desenvolvido de segunda-feira a sábado, com atendimento psicossocial, para realizar uma intervenção mais efetiva e resolutiva, com base na demanda, bem como, para encaminhamentos a Rede Socioassistencial do Município;

3) Promover encontros sistemáticos de grupos de pais e pais e filhos, com espaços de reflexão sobre o papel da família na proteção das crianças e adolescentes no processo de desenvolvimento, abordando limites, sexualidade, drogas, violência, bullying, etc.

4) Acompanhar a vida das crianças e adolescentes com objetivo de contribuir para que acessem ao direitos fundamentais ao seu desenvolvimento, bem como ao que dispõe sobre a proteção integral, definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

5) Manter ambientes alegres, instrumentalizados, dinâmicos e protegidos para que as crianças e adolescentes se sintam à vontade, socializem e desenvolvam as suas potencialidades e autonomia.

6) Desenvolver atividades e ações que estimulem a formação de valores éticos e responsáveis, a cultura da Paz, desenvolvendo disciplina, honestidade, boas maneiras, protagonismo e autonomia.

7) Possibilitar a realização de ações em ambiente externo à entidade, transportando os usuários para passeios, eventos culturais, atividades recreativas, pedagógicos, esportivos, históricas, turísticas e ambientais, junto a parceiros, eventos e instituições.

8) Acompanhar a vida escolar dos usuários visando contribuir para a melhora da frequência e do rendimento escolar. Acredita-se que não se pode ficar esperando pelo poder público, para se atender as demandas pelos serviços sociais cada vez mais essenciais. Assim a instituição precisa de seu apoio para continuar desenvolvendo seu trabalho em benefício de toda a sociedade, no sentido de transformar a vida de crianças e adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade social. Como a ONG não possui uma mantenedora e nem recebe verbas públicas, depende da colaboração da comunidade, já que sobrevive de doações e de eventos beneficentes. Assim, é necessário desenvolver uma rede de parceiros que colaborem mensalmente com a entidade, para que se possam cobrir as despesas, possibilitar o planejamento e, dessa forma, permitir ampliação e melhoria dos trabalhos e programas em favor de quem vive em estado de vulnerabilidade social, em especial as crianças e adolescentes. Cada vez mais, ampliam-se os atendimentos e com eles crescem os custos a serem suportados pela entidade, o que tem tornado difícil fechar as contas. Atualmente o seu idealizador é o principal colaborador e conta com uma dezena de colaboradores que contribuem com pequenas quantias mensais. Também são realizados regularmente pedágios, nos semáforos, para arrecadar dinheiro para complementar o pagamento das contas.
 
Você está convidado a visitar a instituição, para ver de perto o trabalho que é realizado (não precisa marcar horário, basta vir até a entidade, de segunda a sexta-feira, das 8h00 as 12h00 e das 13h30 às 17h30).

Acreditamos no AMOR. Acreditamos que podemos transformar a vida de crianças e adolescentes.Acreditamos que podemos transformar o mundo com a nossa ação. Assim, contamos com você, contamos com a sua atitude. Se junte a nós, seja um parceiro ou um doador.

SOBRE NÓS


Trabalhar para transformar o mundo pelo Amor, através de ações que visem a promoção do Bem, da Solidariedade, da Paz e que tornem as pessoas mais conscientes e melhores.

“Trabalhando para transformar o mundo pelo Amor”

INFORMAÇÕES PARA CONTATO


Rua Dona Eliza, nº 130, Vila Fátima CEP: 99020-120 Cidade: Passo Fundo/RS.
Fones: (54) 3313 6939 - (54) 9982 7310
E-mail: [email protected]
Website: https://amor.org.br/

Copyright 2021 - Ong Amor Todos Os Direitos Reservados.